Conheça a ciência dos secadores de cabelo

Conheça a ciência dos secadores de cabelo

Muitas pessoas estão habituadas ao uso diário do secador capilar em suas vidas para secarem e ajeitarem seus cabelos. Embora as madeixas sequem por si só em algum tempo, muitos preferem utilizar um secador de cabelo para acelerar esse processo. Apesar de a ciência contestar um pouco a relação entre cabelos molhados e os resfriados, não é muito aconselhável ficar com os cabelos assim, especialmente no inverno. Até porque, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Você alguma vez já se perguntou, ou já teve vontade de perguntar a alguém, o que há dentro de um secador para permitir que você lufe ar quente em seus cabelos sem que seu couro cabeludo seja queimado? Não há como negar que essa é uma questão bastante interessante. Por isso, vamos explicar para você nesse texto de que forma funcionam os secadores de cabelo, e examinaremos também qual e a tecnologia que os torna seguros. Vamos lá?

secador de cabelo HAIR BEAUTY CONAIR 2Você pode encontrar um modelo de secador como o da foto disponível para compra em qualquer loja de eletrodomésticos ou de produtos de beleza. Esse modelo tem dois interruptores, um para ligar e desligar e um para controlar a velocidade da corrente de ar. Alguns modelos mais complexos possuem também um interruptor extra que permite a regulagem da temperatura da corrente de ar.

O secador age sobre o seu cabelo, fazendo com que seja acelerada a evaporação da água na em sua superfície. Basicamente, o ar quente aumenta a temperatura do ar que cerca cada fio capilar. Considerando que o ar morno pode conter mais umidade que o ar em temperatura ambiente, mais água pode se mover do seu cabelo para o ar. O aumento da temperatura do cabelo causada pelo ar morno também facilita a evaporação das moléculas de água individuais, ou seja, elas passam do estado líquido para o gasoso.

Embora os secadores de cabelo tenham evoluído com o passar dos anos, muito pouco foi realmente alterado em seu interior, com algumas exceções a questões de segurança, claro. Sendo assim, precisamos saber que um secador de cabelo precisa de apenas duas partes para gerar o fluxo de ar quente: um simples ventilador, acionado por um motor, e uma bobina de aquecimento por indução. Resumindo o processo de forma simples, podemos dizer que o secador precisa desses dois componentes básicos para transformar a energia elétrica da tomada em ar quente.

A essa altura do texto, você deve estar se perguntando: como um secador tão pequeno consegue gerar tanto vento? Simples: dentro do nosso amigo secador, há um pequeno ventilador que transforma a energia elétrica em corrente de ar quente. Ele fica localizado na lateral ou na parte traseira do secador, e costuma estar protegido por uma telinha de segurança, que provavelmente você já viu ao segurá-lo, mas que não entendia o porquê de ela estar ali.

Já o seu aquecimento é determinando pela intensidade da potência do seu secador, ou seja, quanto mais potente ele for, mais rápido ele aquecerá e mais rápido ele irá secar seu cabelo. Mas por que ele não queima o seu couro cabeludo? Isso não ocorre porque os secadores possuem, em sua composição, uma peça que limita até onde ele pode aquecer, evitando que prejuízos maiores ao seu fio de cabelo, ou que queimaduras no seu couro cabeludo.

secador de cabelo conair polishop boost 2Uma curiosidade bem legal sobre os secadores é: sabe aquela grade que ele possui na parte da frente, onde sai o ar? Então, ela foi colocada ali para evitar que crianças pequenas, ou curiosas em particular, enfiem seus dedos ou outros objetos dentro da parte mais quente do secador, evitando queimaduras ao contato.

Depois desse texto, você certamente não enxergará mais um secador de cabelo com os mesmos olhos. Aposto que não imaginava que havia tanta ciência em um mero secador de cabelos. Mas há, e muita. Esse aparelho, que tanto amamos, é totalmente pensado para que você tenha o melhor resultado possível, dentro do menos tempo possível, sempre mantendo sua segurança e bem estar em primeiro lugar.

Agora que você já aprendeu tudo que deveria saber sobre um secador de cabelos, é hora de se levantar do computador e ir aproveitar o seu, não acha?

Deixe um comentário