Descubra como surgiram os secadores de cabelo

Descubra como surgiram os secadores de cabelo

Atualmente, o secador de cabelo é um item indispensável na vida das mulheres e de alguns homens também, mas quase ninguém sabe onde e como eles foram inventados.

Vamos contar para vocês breve história de como esse item tão importante atualmente, e que já tem quase 100 anos de existência, foi criado.

História dos secadores de cabelos

O secador de cabelos foi inventado em 1920 pela empresa americana Racine Universal Motor Company.

A ideia surgiu depois que seu inventor assistiu a um anúncio publicitário (na própria empresa em que trabalhava) de uma senhora que, ao mesmo tempo em que utilizava seu aspirador de pó para aspirar a casa, aproveitava o vento quente que era jorrado do aspirador quando este estava ligado, e através de uma mangueira acoplada a essa saída de ar quente, secava seus cabelos.

secador cabelo melhor 2Naquela era do surgimento dos eletrodomésticos, a ideia de comprar um eletrodoméstico com duas funções agradou ao público que, antes dessa invenção, usava ferro de engomar roupas para secar os cabelos. Esses ferros eram previamente aquecidos no fogão, experiência de difícil manuseio, pesada e muito perigosa.

O ar quente já era gerado e disponível, seu idealizador precisava fazer com que o vento, aliado ao ar quente, completasse a missão. Foi aí que, observando outro aparelho doméstico da sua mesma companhia, ele teve mais uma ideia: usar o mesmo motor pequeno que era utilizado nos liquidificadores.

E assim ele fez: uniu a ideia dos aspiradores que liberavam ar quente com a do aparelho motor do liquidificador que movimentava o ar, pois seu motor pequeno encaixaria perfeitamente na sua ideia.

Porém, essa sua primeira ideia fez com que o aparelho continuasse muito pesado e aquecesse demais durante a utilização. E mesmo correspondendo às expectativas dos consumidores, que conseguiam fazer lindos penteados nos seus cabelos, era preciso tornar aquele aparelho de melhor manuseio.

A evolução dos secadores de cabelos

Como todas as criações, com o passar dos anos, a ideia do secador de cabelos foi evoluindo.

Alguns anos depois, surgiu a ideia de produzir algo menor, na mesma ideia do liquidificador, que por sinal, foi inventado na mesma cidade que o secador. Então, os secadores passaram a ser produzidos em tamanhos menores. Foram utilizados materiais de alumínio, cromo inoxidável e cabo de madeira. O tamanho diminuiu, mas esses tipos de materiais continuaram deixando o secador muito pesado, aquecido e difícil de ser utilizado.

Com o passar dos anos, eles continuaram evoluindo, se aperfeiçoando e foram introduzidos outros tipos de materiais. Por volta de 1930, os produtores identificaram que um plástico resistente ao calor era ideal para ele, e assim, além de torna-lo mais leve, ainda poderia ter cores diferentes, o que o tornava mais atrativo.

Também foram introduzidos botões funcionais no aparelho com a finalidade de controlar a temperatura e a velocidade do ar, o que tornou possível dinamizar a função.

Popularidade dos secadores de cabelos

secador de cabelo HAIR BEAUTY CONAIRApesar de essa invenção ter sido bem aceita entre a população, apenas em 1951 houve um boom nas vendas desse aparelho.

Nesse ano, ocorreu uma grande inovação: os secadores passaram a ser portáteis.

Além da facilidade oferecida de poder leva-lo a qualquer lugar, o preço de apenas 13 dólares fez com que essa invenção atingisse grande popularidade, não só mulheres, como também os homens entravam na fila para comprá-los.

Esse secador portátil vendido, na época, pelos Armazéns Sears Roebuck and Co., eram acompanhados de uma touca de plástico rosa ajustável à cabeça.

Nos anos 1960, o secador fez com que as mulheres criassem penteados glamourosos, cheios de aparatos e cachos, e tem sido desde essa década um dos acessórios mais utilizados na produção de penteados ou apenas para facilitar a secagem dos cabelos após o banho.

Hoje, é possível encontrar no mercado milhares de tipos de secadores, de diferentes materiais, tamanhos, cores, valores e necessidades, além de tipos ideais para cada textura de fio de cabelo.

Os tipos mais comuns são os de uso profissional ou doméstico, sendo os profissionais mais completos, com muitas funções, seja de potência ou velocidades.

Aproveite e veja a resenha sobre o secador de cabelo taiff.

Deixe um comentário